Quando falamos que o exercício físico regular é fundamental em um tratamento, alguns imaginam que ao iniciá-los terão perda de peso rápida, e ao não ver isso, se frustram e o largam ou acreditam ter metabolismo lento.
O que vários estudam mostram, no entanto, é que o exercício físico costuma ter impacto imediato, e a perda de peso inicial tem mais relação com a restrição calórica.
Claro que o tipo e frequência de exercício também importam, mas meu comentário geral, pois vários estudos com diferentes tipos de exercício tendem a mostrar resultados similares. Claro também que o exercicio pode ser motivador. Se você se sente melhor fazendo, melhora inclusive o padrão da alimentação.
De qualquer forma, se é possível, como disse, emagrecer sem exercício é muito difícil manter peso sem ele. E manter peso é exatamente a parte mais difícil e mais duradoura do tratamento.
Estudos mostram que cerca de 90% das pessoas bem-sucedidas em manter o peso no longo prazo são fisicamente ativas (média de 300min/semana ou pelo menos o dobro do que se fazia antes do tratamento) e que o grau de exercício prediz aqueles com menores recuperações de peso no longo prazo. Mas; quando perguntados, os 10% que não são fisicamente ativos, respondem que compensam a falta de exercício com um controle alimentar absoluto, sem exceções em festas, férias e afins.