Prolactina alta, entenda esse fenômeno.

A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise que tem como função primária estimular as glândulas mamárias a produzirem leite. Sua secreção pela hipófise é aumentada logo após o parto, como uma estratégia natural do organismo materno para suprir as necessidades do filho recém-nascido.
 
Esse hormônio não é produzido apenas pelas mulheres, mas também pelos homens. Normalmente, os níveis circulantes da prolactina são baixos em ambos os sexos, mas, em algumas situações, é possível que se instale um quadro de hiperprolactinemia (prolactina sérica alta).
 
Uma parte dos casos desse quadro ocorre em virtude do aparecimento de um tumor na região da hipófise que tem a capacidade de produzir prolactina (e, por isso, é chamado de prolactinoma). A segunda principal causa está associada ao efeito de alguns fármacos e medicamentos. Podemos citar como os principais exemplos os fármacos psicotrópicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, alguns anticoncepcionais, medicamentos para refluxo gastroesofágico, maconha e opioides.
 
A prolactina alta ou hiperprolactinemia pode ter efeitos prejudiciais em homens e mulheres. Um desses efeitos é a chamada galactorreia, quadro em que o indivíduo tem um fluxo excessivo de leite. Essa condição atinge mulheres fora do período de amamentação e até mesmo homens. Outros efeitos negativos da prolactina alta incluem: a diminuição da libido, impotência no homem, alteração do ciclo menstrual, diminuição da lubrificação vaginal, infertilidade feminina e masculina e redução do volume do sêmen ejaculado.
 
A prolactina alta pode ser identificada principalmente em exames de sangue nos quais é possível analisar o volume circulante desse hormônio. No caso de suspeitas de prolactinomas, são realizados exames de imagem, como tomografia computadorizada, para analisar ocorrência e situação da massa tumoral. 

Identificou-se com alguma questão? Procure um endocrinologista para uma avaliação!
Onde Estamos
R. Bororós, 84 - Sen. Salgado Filho - Marília/SP
CEP 17502-270
Fale Conosco
(14) 3454-3090
Email
contato@drsergionecharjr.com.br
Acompanhe nas redes sociais
© 2023 Dr. Sérgio Nechar Jr. Médico Endocrinologista e Especialista em Endocrinologia para uma vida saudável. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade.